Imagem “Sóis e pessoas” por Cecília
A menina de olhos verdes fez três anos. E neste dia eu aplaudi sua independência de quem já soube escolher o sabor do bolo, as cores do balão, a roupa e o lugar da festa.
“Quero na pracinha, mamãe.”
“Tá bem Cecília, vai ser na pracinha.”
Nasci para lhe dar limites, mas também para lhe mostrar os quintais do mundo.
Cecília tem pressa.
“Eu vou crescer bem grande amanhã para tomar café.”
Sim, ela vai crescer, tomar café, dirigir automóveis e talvez morar longe. Naturalmente reclamarei de nossa distância e fingirei que não percebo o quanto de mim residirá para sempre nela. E o quanto dela ainda surgirá em mim.
Por ora finjo que não me enxergo quando a professora diz que ela é uma menina observadora, que não age impulsivamente. Que fica tímida em público. Finjo que não sei que ela é decidida e desenha bem como o pai.
A verdade é que juntos nos modificamos e nos influenciamos. A independência é uma belíssima farsa quando sentimos amor.
E Cecília é muito amável. Seus olhos, a um metro e poucos centímetros do chão, já percebem quando estou triste e fazem seus dedinhos arrastarem os cantos de minha boca para cima.
Cecília tem suas birras, como qualquer criança com sede de aprender o que deve ser feito desta vida, mas na maior parte do tempo é meiga e feliz. Acha que consegue correr porque o seu tênis é rápido. Adora roupas com bolsos e desenha vestidos com botões. Gosta de queijo e de pular alto como os coelhos. Anda no balanço só se o embalo for muito forte. Fica muito feliz quando vê a Lua. E noutro dia, com as mãos unidas, gritou, de dentro do carrinho do supermercado:
– Mamãe, olha, eu sei fazer ioga!
Eu amo Cecilia porque desde que ela nasceu, fez com que eu me amasse quando não podia mais me ver. Espelhos são desnecessários quando temos alguém para cuidar.
Desde que ela nasceu, sinto uma pura e desesperada vontade de melhorar o mundo só para que ela não sofra. Para que ela continue fazendo as pessoas na sua volta sorrirem. Para que ela tenha uma vida linda, repleta de festas de aniversários e bolos de morango em pracinhas cheias de amigos.
Muito lindo, sensível e perspicaz. Qualidades de uma excelente escritora. Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Daniele!
CurtirCurtir
Nossa Vanessa, simplesmente muito lindo!!!! Amor em forma de palavras!!!♡♡♡
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Vanessa! Beijo
CurtirCurtir
Me emocionei pois esta menininha é a minha neta descobrindo , crescendo …surpreendendo …
Lindo , Vanessa. Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada! Ela é nossa menininha!
CurtirCurtir
Lindo Vanessa! adoro ler o que você escreve. Hoje foi mais especial ! Santiago está fazendo seis meses e comeu a primeira mini raspa de maçã… Me identifiquei com tuas palavras e fiquei morrendo de saudades da Cecília e imaginando a felicidade dela completando três llongos anos de muita fofurice.
H
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Leticia. Noticias boas do Santiago! Estou com saudades de vocês.
CurtirCurtir